Assim como no ramo automotivo e no setor de eletrodomésticos, a construção civil oferece o manual do proprietário quando acontece a entrega de novas unidades das incorporações imobiliárias.
Em especial nos empreendimentos mais recentes, é um documento indispensável para o comprador e incorporadora, por conter detalhes construtivos, projetos e especificações de manutenções preventivas e garantias legais.
Ainda que a leitura de um manual não seja tão comum quando se adquire um novo produto, é imprescindível para a boa conservação e manutenção do seu imóvel novo.
Muitas vezes o imóvel é adquirido na planta, sem ainda sequer ter saído do papel, ou também adquirido durante a obra. Em geral, as incorporadoras fazem a entrega do manual do proprietário no momento de entrega das chaves ao cliente, assim como na entrega do condomínio, quando é entregue o manual das áreas comuns e condomínio. A Splendore Empreendimentos disponibiliza aos clientes um login e senha para que acessem ao manual de qualquer lugar, inclusive do seu smartphone.
Sim, o manual do proprietário contempla projeto arquitetônico, detalhamentos elétricos e hidráulicos, assim como todas as informações técnicas necessárias aos compradores. Alguns manuais incluem também fotos da obra que possam ser úteis aos clientes para instalação de móveis, manutenções ou reformas.
As garantias legais são especificadas no manual do proprietário, assim como a vida útil dos componentes utilizados no empreendimento, informações de manutenções preventivas, reformas e todo o cuidado com o imóvel e com o condomínio. Portanto, cada vez que o comprador tem dúvida se determinado item ainda está na garantia, pode consultar o manual para esclarecer, antes mesmo de fazer contato com a incorporadora ou construtora.
Os manuais citam também os materiais utilizados na obra, como marcas e tamanhos dos revestimentos, cor e marca da tinta utilizada, tipo de impermeabilização, especificações dos tubos, conexões, materiais elétricos, dentre outras informações técnicas que o comprador poderá precisar.
Há informações também de uso do condomínio, em especial das áreas comuns (elevador, portões, interfones, hall de entrada, garagens, entre outras).
Certamente receber o manual do proprietário é um fator que traz mais segurança e clareza ao comprador do imóvel. Aproveite bem o seu manual do proprietário. Ele é um grande aliado para manter seu imóvel valorizado e bem cuidado.