Você conhece o Manual do Proprietário do seu imóvel?

Publicado em 28/04/2020 por

Você conhece o Manual do Proprietário do seu imóvel?


Assim como no ramo automotivo e no setor de eletrodomésticos, a construção civil oferece o manual do proprietário quando acontece a entrega de novas unidades das incorporações imobiliárias.

Em especial nos empreendimentos mais recentes, é um documento indispensável para o comprador e incorporadora, por conter detalhes construtivos, projetos e especificações de manutenções preventivas e garantias legais.

Ainda que a leitura de um manual não seja tão comum quando se adquire um novo produto, é imprescindível para a boa conservação e manutenção do seu imóvel novo.


Quando o comprador recebe o manual do proprietário?

Muitas vezes o imóvel é adquirido na planta, sem ainda sequer ter saído do papel, ou também adquirido durante a obra. Em geral, as incorporadoras fazem a entrega do manual do proprietário no momento de entrega das chaves ao cliente, assim como na entrega do condomínio, quando é entregue o manual das áreas comuns e condomínio. A Splendore Empreendimentos disponibiliza aos clientes um login e senha para que acessem ao manual de qualquer lugar, inclusive do seu smartphone.


Os projetos são inclusos no manual?

Sim, o manual do proprietário contempla projeto arquitetônico, detalhamentos elétricos e hidráulicos, assim como todas as informações técnicas necessárias aos compradores. Alguns manuais incluem também fotos da obra que possam ser úteis aos clientes para instalação de móveis, manutenções ou reformas.


O manual especifica todos os prazos de garantias?

As garantias legais são especificadas no manual do proprietário, assim como a vida útil dos componentes utilizados no empreendimento, informações de manutenções preventivas, reformas e todo o cuidado com o imóvel e com o condomínio. Portanto, cada vez que o comprador tem dúvida se determinado item ainda está na garantia, pode consultar o manual para esclarecer, antes mesmo de fazer contato com a incorporadora ou construtora.

Os manuais citam também os materiais utilizados na obra, como marcas e tamanhos dos revestimentos, cor e marca da tinta utilizada, tipo de impermeabilização, especificações dos tubos, conexões, materiais elétricos, dentre outras informações técnicas que o comprador poderá precisar. 

Há informações também de uso do condomínio, em especial das áreas comuns (elevador, portões, interfones, hall de entrada, garagens, entre outras).

Certamente receber o manual do proprietário é um fator que traz mais segurança e clareza ao comprador do imóvel. Aproveite bem o seu manual do proprietário. Ele é um grande aliado para manter seu imóvel valorizado e bem cuidado.