Vazamento no sifão da pia?

Publicado em 03/02/2020 por Juliana Majcher Santos

O tubo extensivo, também conhecido como sifão, é um tubo que leva a água das pias e tanques até o encanamento de esgoto da casa ou apartamento. 

Pequenos (ou até grandes) vazamentos podem ocorrer por diversos motivos, até porque este tubo fica geralmente em locais onde são guardados itens diversos, como toalhas e panelas, que podem eventualmente encostar no tubo e deslocá-lo de lugar. Dentre os problemas relacionados ao sifão, estão:

- Resíduos acumulados que podem estar entupindo (restos de comida, cabelo).

- Pequenas fissuras/trincas no tubo.

- Problemas no encaixe do tubo no cano ou na válvula da pia.

Estes problemas são bastante comuns e corriqueiros, não sendo considerados problemas do imóvel em si, mas do uso e dia a dia.

Por este motivo, seja o morador proprietário ou inquilino, cabe a ele fazer a manutenção desta peça e, quando necessário, a substituição. Importante ressaltar que em caso de danos aos móveis do apartamento/casa ou danos a um imóvel de algum vizinho, proveniente de um vazamento deste, o morador é responsável pelo reparo ao dano causado ao imóvel ou ao imóvel de um terceiro (como um vizinho de baixo ou apto ao lado). Outro problema relativamente comum é o aparecimento de mau cheiro proveniente do sifão, o que ocorre pela posição incorreta do tubo, que deve fazer um “U”, permitindo que a água fique presa dentro do tubo, evitando que o cheiro de esgoto volte para o ambiente.

Fique atento, sendo você proprietário ou inquilino, para que seu imóvel e os móveis não sofram danos por conta de falta de manutenção nos sifões. 

Caso necessite de algum profissional para fazer esta verificação ou substituição, a Splendore tem uma lista de profissionais que atuam aqui em Jaraguá do Sul e região e fazem estes reparos.