Cinco dicas para encontrar o apartamento dos sonhos

Publicado em 29/04/2019 por Débora Volpi - jornalista e influenciadora digital

Você está em busca do apartamento dos sonhos? Pois saiba que essa conquista envolve foco, pesquisa e, claro, um criterioso planejamento financeiro. Dizem que quando é o seu, você simplesmente sente. Você sabe! O coração bate mais forte, uma espécie de amor à primeira vista!

Porém, não basta levar em conta a emoção. Alguns itens devem ser colocados na “balança” para acertar, definitivamente, na escolha. Por isso, conversei com a Imobiliária Beta, que é especialista no assunto, em busca de cinco dicas para você realizar este sonho, de uma vez por todas! Confira: 

Foco 

Antes de tudo você vai precisar de foco e disciplina. Se comprar um apê é realmente a sua meta, você deve desdobrar essa meta em pequenas ações mensuráveis, estipulando prazos, para tornar o objetivo ainda mais concreto. Por exemplo: vou visitar cinco imobiliárias até o fim do mês. 

Outra dica importante é ir revisando a meta, e acompanhando cada evolução do seu objetivo. Segundo a coach Solange Schwirkowski, da Dom Desenvolvimento Humano, anotar em um papel também ajuda. “A Neurociência aponta que escrever auxilia no alcance dos nossos sonhos. É como se você assinasse um contrato com você mesmo”, afirma. 

Localização 

De acordo com o corretor de imóveis, Marcos Rogerio Bertoldi, da Imobiliária Beta, um dos pontos mais importantes a serem observados é a localização do imóvel em questão. Para isso, avalie a sua rotina. Que tipos de estabelecimentos você precisa ter próximo a sua casa? Escola, creche, mercado, farmácia ou academia? Eleja as prioridades e escolha um imóvel que seja bem situado, de acordo com os locais que você mais frequenta. 

Acabamentos

Os acabamentos dão aquele toque final ao imóvel. E costumam gerar um encantamento. Mas procure observar além da beleza. Questione os proprietários sobre características como acústica, a praticidade e a manutenção dos acabamentos utilizados na obra. “Tente sempre conciliar o belo e o prático - ou funcional - para o dia a dia”, alerta Bertoldi. 

Sustentabilidade 

Hoje, já são exigências para a o setor da construção vários quesitos de sustentabilidade, dentre elas: coleta de água da chuva, reciclagem de lixo e destinação adequada de entulho de obras. Elevadores modernos também reduzem os custos com energia elétrica. Esses atributos trazem conforto, e ainda mais valorização para o seu imóvel. 

Credibilidade 

Para não ter uma dor de cabeça, no futuro, outro detalhe importante é avaliar com cuidado o histórico da construtora com a qual você está negociando. Pesquise as obras já entregues, a qualidade aplicada nos empreendimentos que ela assina e, principalmente, procure saber se ela entrega os produtos no prazo estipulado. 

Feito isso, é só persistir na busca, e acreditar no seu sonho!


Texto escrito pela jornalista e influenciadora digital Débora Volpi para a coluna "Morar e Decorar" no Diário da Jaraguá. Débora tem um perfil no Instagram chamado @apto603, no qual ela relata sua experiência de aquisição do seu primeiro imóvel, o apto 603 do Torres do Mediterrâneo, nosso 9o. empreendimento aqui em Jaraguá do Sul.